(55.11) 3061 7412 | 
 

Produtos e Serviços Oferecidos pelo Centro de Bioterismo

ROE - Wistar


Foto: SDCFMUSP
Barreira:

Espécie:

Ordem:

Família:

Raça:
convencional

Rattus norvegicus



Muridae

Wistar




Características

Os ratos Wistar são uma linhagem albina da espécie Rattus norvegicus (1), desenvolvida no Instituto Wistar na Filadélfia. Esta linhagem foi a primeira a ser utilizada como organismo-modelo numa época em que pesquisadores utilizavam primariamente camundongos da espécie Mus musculus (2). A maioria das linhagens de ratos de laboratório descende de uma colônia estabelecida no Instituto Wistar em 1906 pelo fisiologista americano Henry Donaldson, pelo administrador científico Milton Greenman e a embriologista Helen Dean King (3).

A linhagem Wistar é uma das mais utilizadas mundialmente em pesquisas de laboratório e sua importância deve-se ao fato de o Dr. Donaldson e sua equipe terem realizado inúmeras pesquisas para obter dados fundamentais, principalmente curvas de crescimento do animal, do crânio, do esqueleto e de vários órgãos individualmente. Todos esses resultados foram reunidos no famoso livro "The Rat: Data and References Tables for the Albino Rat (Mus norvegicus albinis) and the Norway Rat (Mus norvegicus)", cuja primeira edição foi publicada em 1915.

Ratos Wistar são caracterizados pelas orelhas alongadas, cabeça grande e comprimento da cauda sempre menor que o comprimento corporal. A gestação dura de 20 a 22 dias e o desmame ocorre com 17 a 19 dias de idade. São considerados animais dóceis, de fácil manipulação e têm boa capacidade de aprendizado. Apresentam, em geral, baixa incidência tumoral e a alopécia, algumas vezes temporária, é uma característica comum (4). A partir da linhagem Wistar, foram desenvolvidas as linhagens Sprague Dawley e Long-Evans.

 

Agradecimentos na pesquisa: Camila Maria Longo Machado, Rafael Y. Ikemori, Karina M. Furuzawa e Rodrigo Aguiar.  

topo


Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Diretoria Técnica de Apoio ao Ensino e Pesquisa
Biotério Central da FMUSP
  (55.11) 3061 7412   dir.biot@fm.usp.br
Av. Doutor Arnaldo, 455
Cerqueira César - CEP: 01246-903
SP - Brasil